SEJA BEM VINDO NO FRAGRA DIMAIXX

Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 29 de dezembro de 2012

ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO 3 !!!

HJ VAMOS APRESENTAR UM ESPECIAL SOBRE O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO -
O PERSONAGEM DE HOJE SERÁ: 
´´TIA NASTÁCIA´´
...CONFIRA TUDO  AGORA:
 



Tia Nastácia


Tia Nastácia é uma personagem da obra de Monteiro Lobato. Foi de suas mãos que surgiu a boneca Emília.
Quando vivo, Monteiro Lobato disse ao jornalista Silveira Peixoto em uma entrevista, que a personagem de seus livros foi inspirada em uma mulher chamada Anastácia, que trabalhava em sua casa como cozinheira, e babá de seus filhos. A "Anastácia real" é descrita como uma negra alta, magra, de canelas e punhos finos, um personagem com características mais próximas da realidade das trabalhadoras negras mas que não deixa de ser um retrato lamentável de sua condição na sociedade.
Em entrevista para a Gazeta-Magazine em 1943, Lobato respondeu ao repórter Silveira Peixoto sobre como havia surgido a cozinheira do Sítio: "Tive em casa uma Anastacia, ama do meu filho Edgard. Uma preta alta, muito boa, muito resmunguenta, hábil quituteira… Tal qual a Anastacia, ou a tia Nastacia dos livros." Ele também cita a mesma no ano de 1912 em quanto fala ao amigo Godofredo Rangel, sobre seus filhos: "O peralta é o Edgard. Põe-me doido e é escandalosamente protegido pela mãe e a tia Anastacia, a preta que eu trouxe de Areias e o pega desde pequenininho. Excelente preta, com um marido mais preto ainda, de nome Esaú." Nas antigas casas de fazenda, como em muitas nas cidades, era comum a figura da velha matrona negra, solteirona, solícita e de pouca instrução.[carece de fontes]
Se por um lado é possível uma leitura racista por parte de Monteiro Lobato, por outro a figura de Tia Nastácia serve como retrato de um momento histórico do Brasil, onde a convivência racial era - e muitas vezes continua sendo - possibilitada pela subordinação hierárquica: a serviçal doméstica, que acaba "tornando-se da família", ou, de outra maneira, a convivência pacífica e harmônica entre as raças no Brasil, pela visão tradicional conservadora.
A figura de Tia Nastácia na maioria das ilustrações dos livros de Lobato, lembra um pouco um antigo estereótipo conhecido nos Estados Unidos como "Mammy"[1] hoje em dia considerado racista, geralmente representado por uma mulher gorda de pele escura, vestindo um avental com um lenço na cabeça, que normalmente é uma empregada doméstica, cozinheira, costureira ou enfermeira. Este estereótipo aparece em alguns desenhos animados antigos, como em um desenho da Disney de 1935 chamado "Os Três Gatinhos Orfãos" (Three Orphan Kittens), nos clássicos desenhos de Tom e Jerry dos anos 40 e peças publicitárias da época. A extrema bondade de tia Nastácia dava-lhe, no contexto do Sítio do Picapau Amarelo, o verdadeiro ar de brasilidade, junto a uma Dona Benta de formação cultural européia. Enquanto esta falava de Hans Staden, e apresentava aos netos a Mitologia Grega, foi pela boca de tia Nastácia que dezenas de Histórias do folclore brasileiro foram sendo narradas, com deleite, aos meninos do Sítio. Por seus lábios, personagens menosprezados do rico fabulário popular encontraram meios de chegar aos leitores mirins do Brasil, e tia Nastácia tornou-se o centro das atenções, em "Histórias de tia Nastácia" - um dos livros da série. Tia Nastácia é a personagem que representa a sabedoria popular, a sabedoria do povo.

Negra, de beiços grandes, assustada e medrosa, uma cozinheira de mão cheia. Sem os seus quitutes, a vida no Sítio não teria "sabor"… Tia Nastácia é famosa por causa de seus deliciosos bolinhos, de modo que, segundo o livro O Saci:
"… _quem comia uma vez os seus bolinhos de polvilho não podia nem sequer sentir o cheiro de bolos feitos por outras cozinheiras (…)".
O problema é quando a prezada cozinheira mostra anseios de levar o porco Rabicó para o forno, e só não fez isso pois o pobre poltrão é salvo da panela por Narizinho.
Supersticiosa, a tudo esconjura com um "cruz-credo". Ou, como resumiu Emília, num raro elogio:
_Tia Nastácia é uma danada!

Tia Nastácia foi interpretada por Jacyra Sampaio, na famosa adaptação do Sítio do Picapau Amarelo da TV feita pela Rede Globo.

CONHEÇA AGORA A ATRIZ QUE INTERPRETOU TIA NASTÁCIA:

Jacira Sampaio


Jacira Sampaio (Santa Cruz do Rio Pardo28 de agosto de 1922 — São Paulo29 de setembro de 1998) foi uma atriz brasileira.
Participou de mais de vinte telenovelas e tornou-se nacionalmente conhecida com a personagem Tia Nastácia do programa infantilO Sítio do Pica-Pau Amarelo da Rede Globo (1977 a 1985), adaptado da obra de Monteiro Lobato. Jacira deu aulas de teatro no Rio de Janeiro em 1980, com os alunos montou a peça "O Pequeno Reformador".
Jacira se destacou também no teatro em peças como: "Quarto de Empregada" (1959) de Roberto Freire, "As Feiticeiras de Salém" (1960) com Gloria Menezes, "O pagador de Promessas" (1961) com Stenio Garcia, "O Círculo do Champagne" (1964), "Castro Alves Pede Passagem" (1971) de Gianfrancesco Guarnieri, "Sitio do Picapau Amarelo" (1994) com Suzana Abranches entre várias outras.


Carreira


Na televisão

As atrizes Zilka Salaberry (1917-2005) e Jacira Sampaio (1922-1998), caracterizadas como as personagens Dona Benta e Tia Nastácia do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

No cinema


No Teatro




VEJA AGORA UM PEDACINHA DO PERSONAGEM ´´TIA NASTÁCIA´´:



É ISSO AI VOCÊS CURTIRAM UM PEDACINHO  DO PERSONAGEM ´´TIA NASTÁCIA´´
NA PROXIMA SEMANA NO ´´ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO´´ VOCÊS VÃO  SABER TUDO SOBRE O PERSONAGEM: ´´EMILIA 1°´´


ATÉ A PROXIMA SEMANA GALERA COM MAIS UM ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO!!!





sábado, 22 de dezembro de 2012

ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO 2 !!!

HJ VAMOS APRESENTAR UM ESPECIAL SOBRE O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO -
O PERSONAGEM DE HOJE SERÁ: 
´´DONA BENTA´´
...CONFIRA TUDO  AGORA:
 



Dona Benta



Dona Benta é uma personagem da obra de Monteiro Lobato. Seu nome completo é D. Benta Encerrabodes de Oliveira. 
É uma mulher idosa que possue dois netos a Narizinho e o Pedrinho. Dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo ela se diverte muito com os conflitos das tramas. Na versão feita pela Rede Globo do Sítio do Picapau Amarelo (série de 1977) na TV, Dona Benta foi interpretada por Zilka Salaberry[2], já falecida no ano de 2005.

Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, uma grande mestra na geografia. Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito, com uma casa grande, muito antiga onde tudo é muito amplo e fresco. Ela mora aí com a Tia Nastácia, que cuida da cozinha e da limpeza da casa e sua neta Lúcia, que todo mundo conhece como Narizinho. Pedrinho, outro neto de Dona Benta, não troca o sítio por nenhum outro lugar do mundo para passar suas férias. Nesse sítio acontecem as coisas mais incríveis. Até petróleo encontraram. Furaram um poço com uma produção de 500 barris por dia. Com isso, de uma hora, para outra Dona Benta que era pobre virou rica.


CONHEÇA AGORA A ATRIZ QUE INTERPRETOU DONA BENTA:

Zilka Salaberry


Zilka Sallaberry (Rio de Janeiro31 de maio de 1917 — Rio de Janeiro, 11 de março de 2005) foi uma atriz brasileira.
Obteve grande sucesso com personagens de telenovelas, como a Sinhana de Irmãos Coragem, Donana Medrado de O Bem Amado e a Dona Benta do Sítio do Pica-Pau Amarelo, papel que mais marcaria sua carreira. Devido à sua atuação neste seriado infantil, Zilka passou a fazer parte da infância de várias gerações de brasileiros, sendo sempre reconhecida pelo público como a Vovó Benta.
De família de artistas, era filha da atriz e radialista, Luísa Nazareth, e irmã das atrizes, Alair Nazareth e Lourdes Mayer. Foi casada com o ator Mario Sallaberry. Formada em Economia, não exerceu a profissão. Após seu casamento com Mario Sallaberry, que era ator, ela foi para o teatro, adotando o sobrenome Sallaberry. Estreou no Teatro Municipal de Niterói, com um pequenino papel. Gostou e se emocionou muito. Depois, ingressou na Companhia de Procópio Ferreira; a seguir, na Companhia de Dulcina de Morais. Seus papéis foram melhorando, fazendo importantes peças, sempre mais comédias do que dramas. Trabalhou também com Alda Garrido e com Dercy Gonçalves.
Estreou como atriz profissional no filme Cidade-mulher (1936), de Humberto Mauro. Transgressora dos costumes, foi a primeira a tirar a roupa no teatro, em 1950, na peça A Copa do Mundo. Quando ela tirava o maiô, as luzes se apagavam.
Na televisão, estreou em 1956, na extinta TV Tupi do Rio de Janeiro, no programa Câmera Um. No ano seguinte atuou na telenovela A canção de Bernadete.
Durante dez anos, participou do Teatrinho Trol, programa que adaptava contos infantis: cabia a Zilka sempre o papel de bruxa.
Depois de passar pela TV Rio e voltar à TV Tupi, Zilka chegou à TV Globo em 1967, estreando na telenovela A Rainha Louca. Nesta emissora, realizou seus trabalhos mais importantes, como Irmãos CoragemO Bem-amadoO CasarãoQue Rei Sou Eu?O Primo Basílio e Vale Tudo.
Seu último papel na TV foi em Esperança (2002), de Benedito Ruy Barbosa, ano em que também atuou no filme Xuxa e os Duendes 2.

No cinema





Na televisão


Telenovelas


Minisséries


Series

Participações Especiais


Teatro

  • 1957 - Adorável Júlia
  • 1959 - O Mambembe
  • 1959 - O Cristo Proclamado
  • 1960 - Com a Pulga Atrás da Orelha
  • 1960 - O Velho Ciumento
  • 1961 - O Médico Volante
  • 1961 - Os Ciúmes de Um Pedestre
  • 1962 - Beijo no Asfalto
  • 1964 - O Homem, a Besta e a Virtude
  • 1970 - A Preguiça
  • 1971 - O Camarada Miusso


VEJA AGORA UM PEDACINHA DO PERSONAGEM ´´DONA BENTA´´:



É ISSO AI VOCÊS CURTIRAM UM PEDACINHO  DO PERSONAGEM ´´DONA BENTA´´
NA PROXIMA SEMANA NO ´´ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO´´ VOCÊS VÃO  SABER TUDO SOBRE O PERSONAGEM: ´´TIA NASTÁCIA´´


ATÉ A PROXIMA SEMANA GALERA COM MAIS UM ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO!!!