HJ VAMOS APRESENTAR UM ESPECIAL SOBRE O HARRY POTTER - O PERSONAGEM DE HOJE SERÁ: ´´HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA, O LIVRO´´ ...CONFIRA TUDO AGORA
Harry Potter e a Câmara Secreta, O Livro
Harry Potter and the Chamber of Secrets (no Brasil: Harry Potter e a Câmara Secreta; em Portugal: Harry Potter e a Câmara dos Segredos), é o segundo livro da série Harry Potter, escrita por J. K. Rowling.
Neste livro é narrado o segundo ano de Harry na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, quando o jovem feiticeiro, então com doze anos, é suspeito de ter aberto a Câmara Secreta, onde, segundo uma lenda, se esconde um terrível monstro capaz de matar todos os feiticeiros Nascidos-Trouxas da fabula.
De acordo com a lenda, Salazar Slytherin (no Brasil traduzido como Salazar Sonserina), o fundador da casa que leva o seu nome e um dos quatro feiticeiros que fundou Hogwarts, teria construído uma Câmara Secreta onde escondeu o monstro e somente o seu herdeiro poderia reabrí-la para que o animal pudesse continuar a sua missão. A suspeita de Harry ser o Herdeiro de Slytherin (e, consequentemente, de ser o responsável pela reabertura da Câmara) deve-se ao fato de Harry ser um ofidioglota, uma característica rara entre os feiticeiros, que Salazar Slytherin também possuía. Os outros alunos acreditavam que Harry fosse o tal Herdeiro de Slytherin por pensarem que, tendo ele essa característica, só poderia ter sido herdada do antigo fundador.
O pai de Draco Malfoy, Lucius Malfoy, coloca um diário junto com coisas de Gina Weasley (o Diário de Riddle). À medida que ela escreve no diário em branco, a tinta apaga-se e surge uma nova frase escrita por Voldemort (Tom Riddle), ao que ela respondia. Isso fez ela ser possuída por Voldemort e levada à Câmara Secreta. Correndo um grande risco, Harry entra na Câmara por uma passagem nos canos ajudado por Ron Weasley e levando à força Gilderoy Lockhart e onde luta contra o Basilisco para resgatar Gina.
Neste livro aparecem, pela primeira vez, a casa dos Weasley, o elfo doméstico Dobby, Lucio Malfoy (o pai de Draco Malfoy) e é feita uma pequena referência à prisão de Azkaban, muito importante no livro seguinte.
Dedicatória de Harry Potter e a Câmara Secreta, escrita por J.K.Rowling.
A Warner Bros. comprou os direitos de adaptação do livro para o cinema em 1999, pelo valor divulgado de £1.000.000. A produção do filme começou no ano de 2000, e, em uma lista que incluía nomes como Steven Spielberg e Rob Reiner para a direção, Chris Columbus foi o escolhido. J.K. Rowling insistiu para que todo o elenco fosse constituído por britânicos ou irlandeses, com a intenção de manter a integridade cultural do livro no filme. O roteiro de Steve Kloves também teve que passar pela aprovação dela. O filme foi filmado primeiramente nos Leavesden Film Studios, e logo depois em construções históricas ao redor do país, sendo lançado em novembro de 2001 no país de origem, assim como no Brasil e em Portugal. Além de ter contado com críticas geralmente positivas, arrecadou mais de US$ 974 milhões, sendo a 17ª maior bilheteria da história do cinema, e recebendo três nomeações ao Oscar. Harry Potter é um rapaz aparentemente normal que mora com seus terríveis tios Trouxas (pessoas não-mágicas), os Dursley, emSurrey, um subúrbio localizado em Londres. No seu 11º aniversário descobre, através de um misterioso homem chamado Rubeus Hagrid, que ele é, na verdade, um feiticeiro. Ele também acaba por descobrir que é muito famoso no mundo mágico por ser aquele a quem todos chamam de "O menino que sobreviveu", já que ele foi a única pessoa no mundo que sobreviveu ao ataque do terrível feiticeiro Voldemort, e isso quando ele era apenas um bebê. Hagrid conta a Harry que ele foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e que deve escolher se quer ficar com os Dursley ou ir para a escola. Harry opta por ir para Hogwarts.
Já no Expresso de Hogwarts, Harry conhece Ron Weasley, um feiticeiro com uma grande família de bruxos de puro-sangue, eHermione Granger, uma bruxa filha de Trouxas, tornando-se Mestiça. Ao chegar à escola, ele conhece Draco Malfoy, um arrogante feiticeiro que logo se torna seu inimigo. Em seguida, ele e toda a turma do 1º ano passa pelo Chapéu Seletor, que indica em qual das quatro casas da escola eles irão ficar enquanto forem alunos de Hogwarts: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal ou Sonserina.
Um dia, acidentalmente, Harry, Ron e Hermione entram na Sala Proibida da escola, o 3º piso do lado direito, onde encontram um cão de três cabeças que mais tarde vêm a descobrir que se chama Fofo e guarda a Pedra Filosofal, que transforma todo o metal em ouro puro e produz o Elixir da Vida que, quem o bebe, torna-se imortal. Devido uma série de acontecimentos após esse evento, Harry conclui que seu professor de Poções, Severo Snape, que está a tentar roubar a pedra para poder permitir o retorno de Voldemort à sua forma humana.
Ao chegar ao local onde a pedra estava escondida, ele descobre que, na verdade, estava enganado quanto ao professor que queria encontrar a pedra. Depois de descobrir quem era o verdadeiro traidor, Harry luta com ele para poder recuperar a pedra, e acaba por se encontrar com Voldemort pela segunda vez.
A própria J.K. Rowling, a autora da série de livros na qual a saga cinematográfica é baseada, insistiu para que todo o elenco fosse constituído por britânicos3 . Susie Figgis foi escolhida como a diretora de elenco, e trabalhou em parceria com Columbus e Rowling nas audições para a escolha dos personagens principais: Harry, Rony e Hermione4 . As primeiras audições foram realizadas apenas para a escolha destes três papéis5 , e nelas, apenas crianças britânicas foram consideradas para as escolhas6 . As principais audições foram realizadas em três partes, nas quais era necessário ler uma página inteira do livro "Harry Potter and the Philosopher's Stone", improvisar uma cena da chegada dos alunos em Hogwarts (se os atores fossem chamados novamente) e ler várias páginas do script na frente de Columbus6 . Cenas do script feito por Columbus para o filme Young Sherlock Holmes, de 1985, também foram utilizadas para os testes7 . No dia 11 de julho de 2000, Figgis deixou a produção do filme, alegando que Columbus não havia considerado várias das crianças que fizeram os testes "dignas" para os papéis7 . No dia 8 de agosto do mesmo ano, o praticamente desconhecido Daniel Radcliffe e os recém-chegados Emma Watson e Rupert Grint foram selecionados para desempenhar os papéis de Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley, respectivamente.
Chris Columbus quis Daniel Radcliffe para o papel principal desde o momento em que o viu na produção da BBC David Copperfield, antes das audições para o elenco terem ocorrido. No entanto, de acordo com Susie Figgis, os pais de Radcliffe eram muito protetores e não deixariam o filho fazer parte do elenco1 . Columbus explicou que a persistência em tentar tornar o garoto um membro do elenco ocorreu devido a demissão de Figgis da produção do filme1 . Radcliffe foi chamado para as audições do filme em 2000, quandoDavid Heyman e Steve Kloves conheceram ele e seus pais durante a produção de Stones in His Pockets, na cidade de Londres9 . Columbus e Heyman conseguiram convencer os pais de Radcliffe a deixarem o garoto interpretar Harry Potter, explicando-lhes que o garoto seria protegido contra a invasão da mídia1 . J.K. Rowling aprovou a entrada do garoto no elenco, e declarou: "Tendo visto o (seu) teste de atuação, eu não acho que Chris Columbus poderia ter encontrado um Harry melhor."10 . Radcliffe recebeu £1.000.000 pelo filme, embora sentisse que o valor não foi "tão importante"11 . William Moseley, que mais tarde foi escolhido para o papel de Pedro Pevensie em As Crônicas de Nárnia, também fez o teste para o papel12 . Rupert Grint achou que seria perfeito para o papel de Rony Weasley pois "tinha o cabelo ruivo" e era fã da série11 . Assim que ele viu um anúncio que falava sobre as audições para o filme, ele mandou um vídeo no qual ele fazia um rap sobre como ele queria esse papel para a produção. Sua tentativa foi bem-sucedida, pois em seguida, a equipe de elenco pediu para ter uma reunião com ele11 . Emma Watson teve seu nome entregue a equipe de elenco do filme pelo seu professor de teatro em Oxford, e teve que fazer mais de cinco entrevistas antes de conseguir o papel13 . Watson levou seu teste a sério, mas "nunca imaginou que (ela) tinha alguma chance de conseguir o papel."11 . Os produtores ficaram impressionados com sua auto-confiança e performance superior as milhares de garotas que haviam se inscrito.
O primeiríssimo "membro do elenco" a ser escalado foi a coruja 'Ook' de 16 anos, que "interpreta" Edwiges, a coruja de Harry. A autora J.K. Rowling insistiu para que todo elenco fosse britânico e a história fosse rodada no Reino Unido, porém houve algumas exceções. Zoë Wanamaker, embora seja conhecida como atriz "britânica", na realidade, é americana. Ela interpreta Madame Hooch, a professora de quadribol. Eleanor Columbus, filha do diretor Chris Columbus, que interpreta a aluna Susan Bones, nasceu nos EUA.Emma Watson, apesar de ser uma atriz "britânica", nasceu em Paris. A equipe de produção sempre fez questão de pedir a opinião de J.K. Rowling e, quando perguntada sobre quem ela imaginaria interpretando seus personagens na tela, comentou: "Robbie Coltrane é a cara de Hagrid": Ele acabou sendo o primeiro actor adulto a ser escalado para o elenco. A mãe do ator Alfie Enoch (Dino Thomas) é brasileira. Após realizar testes com mais de 16 mil crianças para o papel de Harry Potter, a primeira directora de elenco decidiu pedir demissão: Mais de 60 mil crianças precisaram ser testadas antes de Daniel Radcliffe ser escolhido para interpretar o personagem.
Richard Harris somente concordou em interpretar Dumbledore porque seu neto, de 11 anos, ameaçou não falar mais com ele. O ator Tim Roth foi chamado pelos produtores do filme para interpretar Severo Snape, mas recusou para representar o papel de um vilão símio no filme Planeta dos Macacos. Alan Rickman e Robbie Coltrane foram informados por Rowling sobre aspectos ainda não publicados de Snape e Hagrid para ajudar em suas interpretações. O personagem Pirraça acabou não aparecendo no filme, apesar de Rik Mayall, seu intérprete, ter gravado algumas cenas. Durante a filmagem, todos os jovens actores estudaram com professores particulares em tendas montadas no estúdio. Nos livros, Harry é descrito como tendo olhos verdes. Nos filmes, eles são azuis porque Daniel Radcliffe não se adaptou com o uso de lentes de contato. Dos atores mirins, apenas Daniel Radcliffe e o intérprete de Draco Malfoy, Tom Felton, tinham experiência em filme. David Thewlis testou para interpretar Quirrel. Mais tarde ele conseguiu o papel de Remus Lupin.
VEJA AGORA UM PEDACINHA DE:´´´HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL´´:
É ISSO AI VOCÊS CURTIRAM UM PEDACINHO DE ´´HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL, O FILME´´
NA PROXIMA SEMANA NO´´ESPECIAL HARRY POTTER´´VOCÊS VÃO SABER TUDO SOBRE : ´´HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA- O LIVRO´´
ATÉ A PROXIMA SEMANA GALERA COM MAIS UM ESPECIAL HARRY POTTER!!!
Harry Potter foi deixado à porta de casa dos seus tios após a morte dos seus pais e da sua vitória sobre Lord Voldemort, quando ele ainda era bebê. A partir de então, Harry passa a viver como uma espécie de criada: mora no armário debaixo das escadas da casa, ficava com as roupas do Dudley, não tinha dinheiro, respeito, e ainda sofria de maus tratos dos seus tios e do seu primo Dudley, até Harry ter recebido uma carta da escola de magia e feitiçaria de Hogwarts, onde dizia que ele era um feiticeiro e convidava-o para estudar. Acaba por conhecer Hagrid, que o leva ao Beco Diagonal para comprar o material escolar e receber o dinheiro da herança dos seus pais no banco de Gringotts.
Harry é escolhido pelo chapéu selecionador a equipa dos Gryffindor, onde convive com Ron e Hermione, que se tornam seus grandes amigos. Harry, todas as noites, pegava a capa da invisibilidade e saía pelo castelo para andar e bisbilhotar, até que Filch vê Ron, Hermione e Harry pelo castelo segue-os, até que eles conseguem esconder-se numa sala que, quando olham para trás deparam-se com um cão enorme de três cabeças. Eles saem a correr. Mais tarde descobrem que o cão (Fluffy)pertence a Hagrid. Eles então começam a pesquisar o que havia lá, até descobrirem que aquilo está sob a responsabilidade de Nicholas Flamel, e que o cão guarda a Pedra Filosofal, que dá vida eterna e o poder de fabricar ouro.
Mais tarde descobrem que o cão (Fluffy)pertence a Hagrid. Eles então começam a pesquisar o que havia lá, até descobrirem que aquilo está sob a responsabilidade de Nicholas Flamel, e que o cão guarda a Pedra Filosofal, que dá vida eterna e o poder de fabricar ouro. Descobrem que alguns professores da escola estão interessados na pedra e vão invadir a sala guardada pelo cão e abrir o alçapão, que guarda imensas surpresas. Depois de passarem por Fluffy, Harry, Ron e Hermione tiveram de passar por feitiços aplicados por cada professor de Hogwarts até chegar ao lugar onde estava a pedra filosofal. Lá, Harry encontra Quirrel que estava a ajudar Voldemort. Quando Harry tocou em Quirrel ele começou a arder porque o sentimento de amor que a mãe do Harry deixou para salvar a vida dele foi maior do que a crueldade de Voldemort. Harry consegue então deter Voldemort de se apoderar do mundo dos feiticeiros.
Dedicatória de Harry Potter e a Pedra Filosofal, escrita por J.K.Rowling.
O livro tem inicio em 1981, que mostra a parte de como os pais de Harry Potter foram assassinados e de como ele chegou a casa dos Dursley, porém a maior parte se passa entre os anos de 1991 e 1992, que mostra como foi a chegada e o primeiro ano de Harry em Hogwarts.
VEJA AGORA UM PEDACINHA DE:´´´HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL´´:
É ISSO AI VOCÊS CURTIRAM UM PEDACINHO DE ´´HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL, O LIVRO´´
NA PROXIMA SEMANA NO´´ESPECIAL HARRY POTTER´´VOCÊS VÃO SABER TUDO SOBRE : ´´HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL- O FILME´´
ATÉ A PROXIMA SEMANA GALERA COM MAIS UM ESPECIAL HARRY POTTER!!!