O PERSONAGEM DE HOJE SERÁ:
´´OS CRIADORES DO CASTELO- FLÁVIO DE SOUZA E CAO HAMBURGER´´
...CONFIRA TUDO
OS CRIADORES DO CASTELO
Castelo Rá-Tim-Bum é uma série de televisão brasileira infanto-juvenil eeducativa produzida e exibida pela TV Cultura. Exibido originalmente entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997, totalizando 90 episódios e mais 1 especial.
É considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira.1 O programa já marcou audiência média de 12 pontos, a maior de qualquer outro programa educativo da TV Cultura.2
Parcialmente inspirado nos também educativos Rá-Tim-Bum e no Teatro Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum. Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil, Anna Muylaert, entre outros.
Devido ao seu caráter educativo, a produção fez parte da parceria entre Fiespe TV Cultura, tal como vários programas infanto-educativos da emissora. Nos créditos, é possível ver os logotipos de: Fiesp, Sesi e Senai.
A série já foi exibida pela TV Brasil e também pela TV Rá-Tim-Bum até 2012. Atualmente, o clássico é exibido de segunda a sábado ás 11h00 da manhã, é ás 19h00 da noite pela TV Cultura.
FLÁVIO DE SOUZA
Flavio de Souza (São Paulo, 13 de setembro de 1955) é um ator eroteirista brasileiro1 .
Foi um dos integrantes do grupo teatral Pod Minoga, juntamente comNaum Alves de Souza, Carlos Moreno, Mira Haar e Dionisio Jacob. Foi casado com a atriz Mira Haar e têm dois filhos: Leonardo Haar de Souza eTeodoro Haar de Souza.
Em 1988, escreveu a peça teatral Fica Comigo Esta Noite, que estreou nos teatros brasileiros com Marisa Orth no papel de Laura e Carlos Moreno como Edu. No início da década de 1990, a peça foi remontada com Débora Bloch e Luís Fernando Guimarães no elenco. Em 2006, a peça foi adaptada por João Falcão para o cinema, tornando-se um sucesso nacional de público, desta vez com Alinne Moraes e Vladimir Brichta nos papéis principais.
Mas seu trabalho mais notável é a criação do Castelo Rá-Tim-Bum, junto com o cineasta Cao Hamburger. Flavio escreveu a maioria dos roteiros do programa. Criou também o Mundo da Lua, Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum, é tio daapresentadora, MariMoon.Cursou um ano e meio da ECA da USP(escola de comunicações e artes)e dois anos da Faculdade de Artes Plásticas da Faap.Trabalhou como ilustrador,aotr e diretor de teatro e cinema.Estreou na literatura em 1986,com o livro ¨vida de cachorro¨,editora Memórias Futuras.
CAO HAMBURGER
Cao Hamburger, nome artístico de Carlos Império Hamburger (São Paulo, 27 de fevereiro de 1962) é um cineasta, roteirista e produtor cinematográfico brasileiro. Ele é famoso por trabalhar usualmente com temáticas para o público infantil. Nascido em 1962, passou sua infância no bairro do Butantã, região Oeste de São Paulo. Filho dos cientistas Ernest eAmélia Hamburger, de quem teve grande incentivo para as artes, quando criança frequentou aulas de música e teatro com amigos da família. Seu tio, irmão de Amélia é o renomado cenógrafo e artista plástico Flávio Império. Estas influências se refletiram na escolha de sua profissão e de seus irmãos: Cao é cineasta, Sônia produtora de cinema, Vera diretora de arte, Fernando é fotógrafo e Esther professora de Comunicações e Artes.
Hamburger tornou-se um diretor premiado tanto pelos trabalhos para a televisão quanto para o cinema. Em destaque está o sucesso da década de 1990, Castelo Rá-Tim-Bum, transmitido pela TV Cultura que, posteriormente, o fez ingressar no cinema com um filme relacionado a série, Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme, de 1999. 1 Tornou-se conhecido pelas obras voltadas ao público infantil, bastante conceituadas por seu perfil educativo e ao mesmo tempo divertido, em séries como:Um Menino Muito Maluquinho (2006), Disney Club (1996), Perigo, Perigo, Perigo! (1992), Os Urbanoides (1991), entre outros.
O filme O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias é um marco na carreira do diretor, referente à sua transição de plateia. Lançado nos cinemas brasileiros em 2 de novembro de 2006, o longa-metragem recebeu uma série de prêmios e uma indicação ao Urso de Ouro do Festival de Berlim, em 2007, e trata da história de Mauro, um garoto de 12 anos que é separado dos pais na época da ditadura militar no Brasil, e é acolhido pelos moradores da comunidade judaica do bairro doBom Retiro. O filme fala da compaixão e superação com assuntos bastante marcantes para a década de 1970, não só o período ditatorial, como a famosa Copa do Mundo de Futebol de 1970.
Seu novo projeto é Xingu, um filme sobre a história dos irmãos Villas Boas, idealizadores do Parque Nacional do Xingu. Está sendo filmado na Amazônia com participação de índios moradores do parque, era previsto para estrear em 2011, no aniversário de 50 anos do parque. Mas estreou no dia 06 de abril de 2012.