SEJA BEM VINDO NO FRAGRA DIMAIXX

Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 16 de março de 2013

ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO 14 !!!

HJ VAMOS APRESENTAR UM ESPECIAL SOBRE O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO -
O PERSONAGEM DE HOJE SERÁ: 
´´VISCONDE DE SABUGOSA´´
...CONFIRA TUDO  AGORA:



Visconde de Sabugosa


Visconde de Sabugosa é um personagem do Sítio do Picapau Amarelo, criado por Monteiro Lobato.
Visconde é um boneco feito de sabugo de milho, um grande sábio, cuja sabedoria obteve através dos livros da estante da biblioteca de Dona Benta. Apesar de ser um visconde, seu único pertence é a sua cartola. Nas aventuras é sempre escolhido porPedrinho para fazer as coisas mais perigosas, pelo fato de ele ser "consertável", se estragasse ou se machucasse ou até se morresse, Tia Nastácia fazia outro ainda melhor. O Visconde já morreu diversas vezes em várias histórias diferentes, mas Tia Nastácia simplesmente pega uma nova espiga de milho no paiol, e providencia outro Visconde, reaproveitando somente a cabeça, os braços e as pernas (como acontece em Dom Quixote das Crianças, após o boneco ter sido esmagado pelo livro de Dom Quixote). Pelo fato dele ter seu corpo formado por um sabugo e ter botões de milho no peito, morre de medo de passar perto de uma galinha, ou mesmo da Vaca Mocha que adora mastigar sabugos de milho.
Uma das características mais marcantes na personalidade do Visconde, é que ele é muito obediente à boneca Emília, pois segundo alguns livros, ele tem muito medo dela, que sempre o ameaça de "depená-lo" (arrancar seus braços e pernas) se ele não fizer o que ela manda. Por causa disso, ele sempre se submete às ordens da bonequinha, mesmo que às vezes contra o seu próprio gosto, e com isso Emília sempre o obriga a carregar sua canastra cheia de bugigangas em todos os lugares em que vão.
Contudo existe um fato que é um pouco contraditório nisso, pois em "Reinações de Narizinho" Monteiro Lobato aparentemente imaginava dar um rumo diferente sobre o que o Visconde sentia pela Emília, mas isso acabou sendo mudado pelo próprio Lobato em outro capítulo deste mesmo livro. Porque na história "O Irmão de Pinóquio" contida em"Reinações de Narizinho", Lobato diz que o Visconde parecia ter uma paixão oculta pela Emília, porém isso muda no capítulo "Pena de Papagaio", de acordo com este trecho:"Teve lindos sonhos. Sonhou com um país sossegado, onde não havia nem Emílias nem canastras." (Esse trecho se refere a uma ocasião onde o Visconde dorme e sonha estar em um lugar onde "não existem Emílias", por não aguentar mais a boneca mandando nele, e o fazendo carregar sua canastrinha em todos os lugares).
Outra evidência dessa mudança de ideia de Monteiro Lobato, aparece no livro "Os Doze Trabalhos de Hércules", onde durante uma viagem com Pedrinho e Emília à Grécia Antiga, o Visconde se apaixona por uma pastora de ovelhas chamada Climene (mas não é correspondido por ela). Climene é descrita no livro como o primeiro e último amor do Visconde de Sabugosa. E inclusive a própria Emília ao perceber o que acontecia com o Visconde, chegou até mesmo a ajudá-lo a cortejar Climene, enviando uma carta que ele havia escrito para a pastorinha através do Pó de Pirlimpimpim. Na história a boneca esfregou no "nariz" da carta uma pitada do Pó mágico, e ela chegou às mãos de Climene. Neste mesmo livro Lobato diz que o Visconde treme de medo só de ouvir a palavra "depenar", por que desde o começo de sua vida Emília sempre o ameaçou desta forma.
Nas duas séries do Sítio da Rede Globo este fato foi mostrado de maneiras diferentes, na versão de 1977 foi seguido a risca o trecho que aparece em "Reinações de Narizinho" no capítulo "O Irmão do Pinóquio" (que seria mudado por Lobato nos próximos capítulos do mesmo livro). Na série de 77 Visconde e Emília eram adultos, e em alguns episódios como "Cupido Maluco" de 1978 (história feita para a televisão, e não criada por Lobato) Visconde (André Valli) se mostra apaixonado pela Emília (Reny de Oliveira), e por este motivo, sempre obedece às ordens da boneca, chegando a dizer que com ela, ele "vai até o fim do mundo". Diferente da versão dos anos 70, no Sítio de 2001 à 2007, o personagem é adaptado da maneira como aparece na história "Pena de Papagaio" e "Os 12 Trabalhos de Hércules", onde o Visconde sente medo de Emília por ela o ameaçar de ser "depenado" de seus braços e pernas, e faz tudo o que ela manda mesmo estando descontente ou não com as ordens dela. Na série de 2001 em muitas ocasiões o Visconde aparece cumprindo, a contragosto, as ordens de Emília , mas a boneca só fala em "depenar" pela primeira vez no episódio da TV "Memórias de Emília" de 2001, onde Emília se zanga com o Visconde quando ele diz que vai por um ponto final no livro de memórias da boneca, o sabugo porém, pelo medo que sente da ameaça, volta atrás e diz que não era um ponto final e sim uma vírgula. Curiosamente na série de 2001 à 2007, mesmo depois do Visconde ter ganhado o tamanho de um ser humano normal, ele continuou tendo medo de Emília, principalmente em 2005 quando foi interpretado por Aramis Trindade, e passou a tremer e gaguejar sempre que Emília lhe dava uma ordem, e quase sempre se referia a ela como "Marquesa".

Na versão de 1977 à 1986, Visconde (André Valli) é mostrado como um cavalheiro, e apresenta uma personalidade mais séria de um sábio. Na versão de 2001 à 2007, pelo fato de ter sido interpretado por três atores em épocas diferentes, o personagem já apresentou três personalidades diferentes. Quando era feito por Cândido Damm, de 2001 à 2004, era mais sério, e algumas vezes mal humorado, principalmente em relação as travessuras e asneiras da Emília. Quando passou a ser feito por Aramis Trindade, em 2005 e 2006, ganhou uma personalidade de sábio e inventor meio atrapalhado, e algumas vezes também era um pouco excentrico, quando começava por exemplo a inventar máquinas que Emília lhe pedia. Um fato curioso é que Aramis criou uma característica para o Visconde, que mais tarde foi aderida na série animada do Sítio de 2012, que é um forte sotaque paulista, com bastante ênfase nas letras " R " e em " L " finais. Já em 2007, Kiko Mascarenhas deu uma personalidade mais descontraída e sábia ao mesmo tempo, e em um episódio romântica, quando o Visconde se apaixona por uma ciêntista chamada Minerva.


 CONHEÇA AGORA O ATOR QUE INTERPRETOU O VISCONDE DE SABUGOSA:

André Valli


André Valli, nascido Joaquim dos Santos Bonifácio, (Recife12 de julho de 1945 — Rio de Janeiro20 de junho de 2008) foi um ator brasileiro.
Ficou conhecido por interpretar por dez anos o Visconde de Sabugosa, personagem do Sítio do Picapau Amarelo, na adaptação feita pela TV Globo nas décadas de 70 e 80. Sua última participação em novelas foi em 2007, em Vidas Opostas, da Rede Record, emissora pela qual estava contratado até sua morte.
Em maio de 2008 foi diagnosticado um câncer no pâncreas e fígado, vindo a falecer em 20 de junho. Seu velório foi realizado noTeatro Villa-Lobos, em Copacabana, no Rio de Janeiro e seu corpo, embalsamado e encaminhado para o Recife, sua cidade natal, onde foi enterrado em 21 de junho.

Carreira


Na televisão


No cinema


Curiosidades

  • Raríssimos artistas obtêm a honraria de serem velados no Teatro Villa-Lobos. André foi um deles.
  • Seu personagem Onofre, em Laços de família, participava de recitais de poesia.


VEJA AGORA UM PEDACINHA DO PERSONAGEM ´´VISCONDE DE SABUGOSA´´:




É ISSO AI VOCÊS CURTIRAM UM PEDACINHO  DO PERSONAGEM ´´VISCONDE´´
NA PROXIMA SEMANA NO ´´ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO´´ VOCÊS VÃO  SABER TUDO SOBRE O PERSONAGEM: ´´PERSONAGENS CONJUVANTES´´

ATÉ A PROXIMA SEMANA GALERA COM MAIS UM ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário