SEJA BEM VINDO NO FRAGRA DIMAIXX

Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 8 de dezembro de 2012

ESPECIAL A TURMA DO CHAVES 15 !!!

HJ VAMOS APRESENTAR UM ESPECIAL SOBRE A TURMA DO CHAVES -
O PERSONAGEM DE HOJE SERÁ: 
´´CHAVES´´
...CONFIRA TUDO  AGORA:
 



CHAVES


El Chavo del Ocho (BrasilChaves do Oito ou simplesmente Chaves) é um personagem da série televisiva mexicana decomédia El Chavo del Ocho[1]. É um órfão de oito anos de idade, interpretado por Roberto Gomes Bolaños, cujo nome verdadeiro é desconhecido. Como seu programa era exibido no canal oito, seu nome ficou "El Chavo del Ocho", no original em espanhol. Por isso, em alguns episódios, o garoto diz morar na casa número oito da vila, apesar de sempre entrar no seu barril. É bastante pobre e vive atrás de um pouco de comida ou doces dos demais habitantes da vila. Possui os próprios brinquedos, geralmente dados ou montados com sucataA história do Chaves no Brasil começa quase junto a do SBT. Em 19 de agosto de 1981 entrava no ar a TVS que, alguns anos depois, se tornaria o SBT. Para complementar a programação da recém-formada emissora, Silvio Santos analisou vários pacotes de programação oferecidos por emissoras estrangeiras. Dentre eles estava o da mexicana Televisa, com boas produções a baixos custos. Porém, essa programação só poderia ser vendida por completo com todos os programas, sendo que, no meio dessa programação, estava o seriado El Chavo Del Ocho, que não agradou a nenhum diretor do SBT, nem mesmo a Silvio Santos. Mas, sabendo do sucesso que o seriado fazia em toda a América Latina, Silvio Santos decidiu colocá-lo no ar.
Chaves estreou no Brasil em agosto de 1984, no programa do palhaço Bozo. Cerca de três anos depois, o seriado ganhou horário próprio, sendo exibido às 12:30 h logo após o Chapolin Colorado. Em 1988, Chaves estreou no horário nobre exibindo apenas episódios inéditos, ameaçando a audiência das outras emissoras.
No final da década de 1990 começaram os problemas: o seriado mudava de horário constantemente, sem aviso prévio e, em várias ocasiões, fora retirado do ar. Mas Chaves resistiu, e continua no ar depois de 27 anos no Brasil, e depois de 40 anos em toda a América Latina, assim entrando para a história da televisão. O Chaves é chamado por todos os moradores da vila apenas pela palavra "chavo", que é uma gíria que no México significa "menino", "garoto" ou "moleque". Essa palavra também pode ser usada no feminino, como "chava", para se referir a uma menina.
Mas como no Brasil esse termo não existia, e o nome "Chavo" soaria estranho na dublagem em português, o personagem ganhou o nome de "Chaves" na dublagem brasileira. Na série original os moradores da vila sempre chamam o Chaves de "el Chavo" e nunca dizem o seu verdadeiro nome. Por isso, em várias cenas, quando o Quico ou a Chiquinha perguntam qual é o nome do Chaves, a resposta dele sempre é interrompida por outra pessoa que aparece falando ao mesmo tempo. Na dublagem em português, essas cenas perdem um pouco do sentido, devido à existência do nome do Chaves. Na canção "Que Bonita Vecindad" (mais tarde traduzida como "Que Bonita Sua Roupa") tem um verso em que o Chaves faz suspense quando vai dizer o seu nome, mas acaba não dizendo: "Mi nombre es… el Chavo / Toda mi ropa es un auténtico remiendo". O verso foi adaptado como "Eu sou o famoso Chaves / Todos dizem que minha roupa é remendada".
Sua personalidade demonstra uma certa ingenuidade, mas que às vezes é tamanha que parece ironia ou sarcasmo, o que irrita as pessoas, principalmente o Seu Madruga (Don Ramón). Apesar de sempre ser chamado de Chaves, não é este seu verdadeiro nome, o qual nunca é revelado, devido à interrupções não intencionadas de outros personagens quando está prestes a ser pronunciado. Isso acontece em 4 oportunidades: com o Seu Madruga, Jaiminho, com a Chiquinha e com o Quico.
Possui um grande coração, mas é sempre incompreendido por todos e também vive levando a culpa por tudo o que acontece na vila, daí um de seus principais bordões: "ninguém tem paciência comigo".
É capaz de suportar vários dias sem comer nada, mesmo assim possui um apetite tão grande quanto ou maior que o do Nhonho, sendo capaz de comer bolos e até frangos inteiros e em poucos minutos.
Seu melhor amigo é Quico, embora este viva tentando humilhá-lo e ambos estejam sempre brigando.
Chaves mesmo sendo um menino pobre e considerado parte da gentalha pela Dona Florinda, mas ele é um garoto bom de briga e consegue nocautear tanto o Quico quanto o Nhonho, que são os meninos nos quais o Chaves consegue vencer, geralmente aplica(no Quico quase sempre), uma sequencia de 3 socos que fazem qualquer um cair no chão, mas em brigas geralmente acaba sendo derrotado pela Chiquinha.
Chaves é apaixonado por Paty, a menina mais bonita da escola, e parece ser correspondido. Fica hipnotizado toda vez que olha para ela e desmaia quando ela o beija.
Outra característica curiosa é que toda vez que fica muito assustado ele tem um "piripaque", ou seja, fica totalmente paralisado com o corpo ligeiramente agachado, o rosto voltado para a frente, um braço apontando para o chão e o outro meio levantado. Aparentemente perde a consciência e só volta a si quando lhe jogam água no rosto.
Segundo o criador, produtor e intérprete da série (Roberto Gómez Bolaños), no livro O Diário do Chaves (lançado em 2006), o garoto havia fugido de um orfanato do qual a mãe o havia deixado bem pequeno, já que lá não se sentia feliz. Foi então que encontrou uma "vila", e uma senhora sozinha, muito idosa, o abrigou no apartamento número 8, junto a ela. Mas logo ela faleceu e Chaves teve que ser despejado, passando a viver então dentro do Barril. Mas para todos, continuava dizendo que morava no apartamento 8. Somente com o lançamento desse livro foi revelado este "enigma" da série.


Relação com outros personagens

Chaves é uma criança feliz, inocente, ingênua e humilde, que apesar de viver em desavenças com os outros inquilinos por suas constantes trapalhadas, não considera nenhum deles como inimigos e demostra vontade de ser amigo de todos, até de pessoas com quem ele não tem intimidade, como Dona Florinda e Dona Clotilde.
Quico: É seu melhor amigo e o seu principal companheiro em brincadeiras, mas isso não impede Quico de tratá-lo com inveja e egoísmo, pois Quico sempre se diverte negando-lhe seus brinquedos e seus lanches. Sua maneira de punir Quico é sempre com uma combinação de três bofetadas, que mandam Quico ao chão. Chaves também costuma perseguir Quico quando este zomba dele ou o acerta intencionalmente.
Nestas situações, o diálogo é geralmente este:
  • Chaves: "Agora sim, eu te arrebento as bochechas!"
  • Quico: "Não Chaves! Não!"
Terminando por Quico fugir e Chaves ir atrás. A situação geralmente é finalizada quando Chaves acerta alguém(geralmente Seu Madruga, Seu Barriga ou Professor Girafales) no lugar de Quico, sendo repreendido; ou de fato acertando Quico com três bofetadas.
Situações cômicas: Um dos fatos mais cômicos entre os dois é quando Seu Madruga dá dinheiro a Chaves para que este o ajude em alguma tarefa (como regar um pé de alguma planta); Chaves sempre faz a tarefa de forma errada (no caso, regando os pés de Seu Madruga), e logo depois conta a Quico que ganhou dinheiro de seu Madruga por ter feito a tarefa; Quico, querendo provar que pode fazer o mesmo também realiza a tarefa de forma errada e é punido por Seu Madruga.
Seu Madruga: Os dois são amigos e Seu Madruga é quase tão íntimo dele quanto é de Chiquinha. Há desavenças entre os dois quase sempre devido às trapalhadas de Chaves.
Situações cômicas: Sempre depois de ter esbofeteado Seu Madruga por algo que ele tenha feito à ela ou a Quico, Dona Florinda diz a ele que cometa a mesma ação que ele cometeu (ou não tenha cometido, quando é vítima de injustiça) com a avó dele (por exemplo: E da próxima vez, vá colocar apelidos na sua avó.). Sempre depois disto, Chaves se aproxima de Seu Madruga e pergunta sobre a avó dele, com relação à frase de Dona Florinda (Seu Madruga, não ficaria bem para sua avozinha o apelido de ameixa seca?). Seu Madruga bate no Chaves e faz uma piada relacionada a pergunta do Chaves (Só não te dou outra porque ameixa seca é o apelido da minha avozinha.).
Dona Florinda: A relação de Chaves para com Florinda é semelhante à dele para com Madruga(pelo fato de ambos repreenderem Chaves constantemente), tirando o fato da intimidade, a qual pelo que se mostra, Chaves não tem tanta com Florinda, já que ela o considera parte da gentalha assim como considera Madruga parte da mesma, devido à condição social destes. Florinda costuma puni-lo dando referências à sua postura e condição social, além de expulsá-lo de sua casa sempre que ele entra sem ser convidado ou come algum alimento indevido (geralmente demonstrando-se esfomeado). Dona Florinda também costuma proibir Quico de ter amizade com Chaves, sempre pensando o pior dele. Apesar de tudo, a relação entre os dois é amistosa, principalmente quando Florinda se mostra compreensiva para com as questões de Chaves, e inclusive nos episódios do restaurante, onde Chaves é o "faz-tudo" que trabalha para Florinda. Por vezes, Chaves chega a considerar Florinda como a figura da mãe que nunca teve.
Chiquinha: Também são amigos e Chiquinha apesar de Chaves as vezes perder a paciência e bater nela, tem uma certa paixão por ele (não correspondida). Chiquinha sempre procura tirar vantagem dele devido a ele ser meio burro.
Senhor Barriga: A relação entre os dois tem seu ponto forte no fato de Chaves sempre acertá-lo com um golpe quando ele (Sr. Barriga) entra na vila. Chaves também, por burrice, sempre o aborrece por fazer referências à obesidade dele.
Dona Clotilde: A relação entre os dois é semelhante à relação dela para com as demais crianças(e às vezes com alguns adultos). Por ser uma senhora de idade, Clotilde sofre com piadas ligadas à isto, além das crianças acreditarem que Clotilde é uma bruxa, em alusão à sua aparência velha e excêntrica, ganhando o apelido de Bruxa do 71. Chaves, assim como as demais crianças da vila, tem um medo quase alienígena dela, mesmo ela afirmando que não é uma bruxa. Sempre que fica assustado por algo dito ou feito por Clotilde(geralmente em episódios em que Clotilde é a personagem central), Chaves tem seu clássico piripaque e fica paralisado, até que alguém jogue água em seu rosto. Em outras situações, Chaves costuma prestar serviços à Dona Clotilde e parece ser bem tratado por esta.
Professor Girafales: A relação entre os dois é um tanto semelhante à relação que Girafales tem para com as outras crianças, já que Girafales é o professor delas. Girafales acredita no potencial de Chaves e vê nele (assim como vê em outras crianças) o futuro da pátria. Mesmo assim, Chaves costuma irritá-lo fazendo apelidos em alusão à sua altura (sendo "Professor Linguiça", o mais comum de todos) assim como repetidamente falando asneiras quanto a assuntos envolvendo conhecimentos gerais. Mas por Chaves ser um tanto distraído e carente de muitas coisas, Girafales é um tanto compreensivo para com ele, sendo ainda mais compreensivo e paciente para com Chaves do que a própria Dona Florinda.
Nhonho: Os dois são amigos pois sempre brincam quando Nhonho vai a vila, mas em alguns episódios, Nhonho se nega a dar algo de comer ao Chaves mesmo tendo de sobra como churros, ovos, sanduíches e tortas.


Bordões

  • "Foi sem querer querendo." (pedindo desculpas), a que outros personagens podem, fazendo algo em resposta, dizer "Então eu vou fazer isso (eu vou te acertar) querendo por querer!"'
  • "Tá bom, mas não se irrite." (desculpa)
  • "Ninguém tem paciência comigo!" (reclamação)
  • "Isso, isso, isso!" (quando concorda)
  • "Pi pi pi pi pi pi" (choro)
  • "Ai que burro(a), dá zero pra ele/ela!" (apenas em episódios de escola, quando ele não concorda com alguma resposta de um colega de classe, que geralmente é correta)
  • "Não tem por onde." (de nada)
  • "Ah, também eu nem queria…" (quando lhe negam algo)
  • "'Zás e zás e…" (quando esta animado para fazer algo, ele pode acabar isso com alguma discordância ou continuando animado)
  • "É que me escapuliu" (desculpa)
  • "Seu Madruga, sua vovozinha fazia,…"; "era…"; ou "gostava de…" (dito depois que a Dona Florinda fala da avó de Seu Madruga com um tom raivoso)
  • "Agora sim que eu arrebento isso que você chama de cara." (ameaça)
  • "Tudo eu, tudo eu, tudo eu" (reclamação)
  • "Não, primeiro diz se vai me dar..." (quando Quico está fingindo em querer oferecer um pirulito ou outra coisa que ele está comendo, e quando Chaves pede para o Quico dar, ele responde: Compra!)


VEJA AGORA UM PEDACINHA DO PERSONAGEM ´´CHAVES´´:




É ISSO AI VOCÊS CURTIRAM UM PEDACINHO  DO PERSONAGEM ´´CHAVES´
NA PROXIMA SEMANA COMEÇA O ´´ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO´´ VOCÊS VÃO  SABER TUDO SOBRE O PERSONAGEM: ´´A TURMA DO SÍTIO `


ATÉ A PROXIMA SEMANA GALERA COM MAIS UM ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário