O PERSONAGEM DE HOJE SERÁ:
´´TIA NASTÁCIA 1°´´
...CONFIRA TUDO AGORA
Tia Nastácia 1°
Quando vivo, Monteiro Lobato disse ao jornalista Silveira Peixoto em uma entrevista, que a personagem de seus livros foi inspirada em uma mulher chamada Anastácia, que trabalhava em sua casa como cozinheira, e babá de seus filhos. A "Anastácia real" é descrita como uma negra alta, magra, de canelas e punhos finos, um personagem com características mais próximas da realidade das trabalhadoras negras mas que não deixa de ser um retrato lamentável de sua condição na sociedade.
Em entrevista para a Gazeta-Magazine em 1943, Lobato respondeu ao repórter Silveira Peixoto sobre como havia surgido a cozinheira do Sítio: "Tive em casa uma Anastacia, ama do meu filho Edgard. Uma preta alta, muito boa, muito resmunguenta, hábil quituteira… Tal qual a Anastacia, ou a tia Nastacia dos livros." Ele também cita a mesma no ano de 1912 em quanto fala ao amigo Godofredo Rangel, sobre seus filhos: "O peralta é o Edgard. Põe-me doido e é escandalosamente protegido pela mãe e a tia Anastacia, a preta que eu trouxe de Areias e o pega desde pequenininho. Excelente preta, com um marido mais preto ainda, de nome Esaú."
Nas antigas casas de fazenda, como em muitas nas cidades, era comum a figura da velha matrona negra, solteirona, solícita e de pouca instrução.[carece de fontes]
Se por um lado é possível uma leitura racista por parte de Monteiro Lobato, por outro a figura de Tia Nastácia serve como retrato de um momento histórico do Brasil, onde a convivência racial era - e muitas vezes continua sendo - possibilitada pela subordinação hierárquica: a serviçal doméstica, que acaba "tornando-se da família", ou, de outra maneira, a convivência pacífica e harmônica entre as raças no Brasil, pela visão tradicional conservadora.[carece de fontes]
A figura de Tia Nastácia na maioria das ilustrações dos livros de Lobato, lembra um pouco um antigo estereótipo conhecido nos Estados Unidos como "Mammy"1 hoje em dia considerado racista, geralmente representado por uma mulher gorda de pele escura, vestindo um avental com um lenço na cabeça, que normalmente é uma empregada doméstica, cozinheira, costureira ou enfermeira. Este estereótipo aparece em alguns desenhos animados antigos, como em um desenho da Disney de 1935 chamado "Os Três Gatinhos Orfãos" (Three Orphan Kittens), nos clássicos desenhos de Tom e Jerry dos anos 40 e peças publicitárias da época.
CONHEÇA AGORA A ATRIZ QUE INTERPRETOU A 1° TIA NASTÁCIA
Dhu Moraes
Dhu Moraes - (Rio de Janeiro, 1953), é uma atriz e cantora brasileira. Começou a carreira com o nome Dudu Moraes, passando depois a assinar Dhu Moraes1 .
Foi integrante do grupo vocal As Frenéticas2 . Também fez parte do grupo Mucamas do Painho e Radio Stars, ambos derivados de suas participações em programas do Chico Anysio, Chico Anysio Show. Nos anos 70, além de ter participado da montagem deHair, fez parte de um grupo inspirado nas The Supremes, de nome "Sublimes". De 2001 até 2006 fez a personagem Tia Nastáciano Sítio do Picapau Amarelo da Rede Globo.
Carreira
Na televisão
- 2012 - Cheias de Charme - Valda
- 2011 - Morde & Assopra - Janice
- 2009 - Caras e Bocas - Dirce
- 2007 - Luz do Sol Record - Neusa
- 2001 - Sítio do Picapau Amarelo - Tia Nastácia
- 2001 - O Direito de Nascer - Mamãe Dolores
- 2001 - Você Decide - Transas de Família: Part 5
- 1995 - Escolinha do Professor Raimundo - Dona Branca
- 1994 - Escolinha do Professor Raimundo - Dona Maria Menina
- 1991 - Escolinha do Professor Raimundo - Baunilha
- 1986 - Sinhá Moça - Maria das Dores
- 1985 - Tenda dos Milagres - Rosa de Oxalá
VEJA AGORA UM PEDACINHA DO PERSONAGEM ´´TIA NASTÁCIA 1°´´:
É ISSO AI VOCÊS CURTIRAM UM PEDACINHO DO PERSONAGEM ´´TIA NASTÁCIA 1°´´
NA PROXIMA SEMANA NO ´´ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO´´ VOCÊS VÃO SABER TUDO SOBRE O PERSONAGEM: ´´TIA NASTÁCIA 2°´´
ATÉ A PROXIMA SEMANA GALERA COM MAIS UM ESPECIAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário